segunda-feira, 29 de julho de 2013

Exposição - Imitação de Azulejos

Olá pessoal

Peças de madeira com pintura simulando cerâmica ou azulejos ficam atraentes e agradam a maioria das pessoas. A inspiração pode vir de lugares inusitados, mas o resultado final é maravilhoso.

Os desenhos desta bandeja da Angela Portner foram encontrados em um site de bordados holandeses. O efeito ficou tão bonito que a bandeja recebeu premiação. 

Aqui mais uma peça de Angela Portner. Desta vez inspirado na pintura em porcelana de Dresden.

A bandeja acima foi pintada por Iracema Pazetto. O desenho, com referências à cerâmica maiólica, recebeu pintura aquarelada com vários tons de azul. É muito gostoso pintar esta técnica.

Por fim, mas não menos importante, um painel simulando azulejos elaborado por Ana Maria Ribeiro. Ele foi feito sob medida para ser utilizado como tampa de lareira e as cores escolhidas harmonizam com o ambiente onde a peça é colocada. A técnica usada na borda é de imitação de madeira de demolição. A combinação ficou linda!

O acabamento comum a todas estas peças é o verniz craquelê transparente, que traz mais veracidade e beleza a elas, além de proteger a pintura.

Incrível as diversas possibilidades que a pintura decorativa nos oferece. Sempre há algo a ser descoberto. Parte da graça está justamente aí, na pesquisa e no momento que novas idéias surgem baseadas no que já existe. 

Vamos em busca de mais alguma idéia? 

Abraços.

Sonia Schlee

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Exposição - Petrykivka

Olá pessoal

Vamos ver mais algumas peças da exposição. Mostrarei uma pintura folclórica ucraniana chamada Petrykivka. 
Este estilo ainda não é muito conhecido por aqui, mas aos poucos está cativando quem tem oportunidade de apreciá-lo. O colorido vibrante de suas flores capta o olhar no primeiro instante. 
Até o momento, todas as alunas que resolveram aprender esta técnica, simplesmente se apaixonaram por ela. Além de bonita, é uma delícia pintá-la. 

Esta caixa da Lia Klein ficou linda. Mais uma obra premiada da artista.


O abajur da foto é de Zinha Catuci, que resgatou a peça e a transformou nesta preciosidade. Gaysita Schaan pintou a charmosa fruteira, cujo centro recebeu acabamento em craquelê transparente realçado com tinta dourada. O pé da fruteira, apesar de não aparecer na foto, é de madeira torneada e dá um toque elegante. O bonito prato exposto no suporte é de Doris Neves. 


Praticidade e beleza estão aliadas nesta  garrafa de madeira torneada, também de Gaysita Schaan, pois ela pode ser usada como castiçal. Outro objeto antigo que ganhou vida nova foi a "bifeira" (alguns conhecem como disco ou chapa) de Maria de Lourdes Gil. Segundo ela, a peça estava enferrujada e esquecida num galpão. Não é incrível o que a pintura decorativa pode fazer?


Este belo prato é de Maria Izabel dos Santos. O ambiente que tiver o privilégio de recebê-lo, certamente ficará mais encantador.

Se você tiver habilidade em fazer pinceladas em forma de vírgula com  pincel redondo, arrisque-se. Quem sabe você consegue pintar peças bonitas como estas. Não custa tentar!

Abraços.

Sonia Schlee   
  

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Exposição - Bauernmalerei

Olá pessoal

Estive pensando na melhor maneira de apresentar as peças que expomos no evento organizado pela Agapa, em Canela. 

Como pintamos estilos variados, mostrarei um deles a cada postagem. 

Vamos iniciar justamente pela técnica que deu início a tudo: o Bauernmalerei, ou seja, Pintura Colonial Alemã.

Apesar de pintar esta técnica desde 1995, continuo encantada por ela, talvez pela história que carrega ou  quem sabe por ser simplesmente linda.

Este quadro da Lia Klein emoldura um tradicional bordado da cultura alemã. Diz o seguinte:
"Deixe suas preocupações lá fora, traga apenas felicidade para dentro.
Aqui você está seguro, aqui você está em casa". 



Estas duas peças fui eu que pintei. O cavalinho recebeu menção honrosa. Fez sucesso entre as vovós que passaram por lá.
O berço atraiu bastante atenção. Nada mal para uma peça resgatada num velho galpão.


Aqui aparece um detalhe da pá para fazer doces que a Sandra Osório pintou. A caixa da Lourdes Stumpf, com Pintura Decorativa, ficou perfeitamente inserida no contexto. Concorda?



A Malu Spier apresentou estas placas lindas. Ao todo, foram pintadas seis delas. Provavelmente serão aplicadas num móvel. Seja onde for, com certeza valorizarão bastante o ambiente. 


Estas peças da Sandra ficaram maravilhosas. Mais uma prova de que nada deve ser descartado. Qualquer objeto pode ser renovado e transformado em peças encantadoras.


Brincamos que Edith Zilles é nossa "Editora", pois adora pintar caixas-livro. Ela "edita" livros em diversos estilos, um mais lindo que o outro. Uma ótima sugestão para presentear os amigos.


Falando em presente, este relógio foi pintado pela Vera Schwingel Oliveira, que o deu a um casal de amigos por ocasião do casamento deles. Não é um presente maravilhoso? 


Já este relógio foi pintado pela Sílvia Schumacher Castro.  A paisagem é um encanto, super-detalhada,  com direito a lagoa, patinhos e casa enxaimel. Ficou uma delicadeza!!!


Este gancheiro, pintado pela Ana Maria Ribeiro, além de lindo é muito útil. Nada como ter uma peça elegante como esta na entrada de casa para pendurar bolsas e casacos.


O par de tamancos alemães (os holandeses são bicudos) foi pintado pela Shanie Haberler.
A tarefa deles é deixar a decoração do Hotel das Hortênsias ainda mais bonita e aconchegante. 

A caixa-coração, pintada pela Sílvia, traduz perfeitamente a paixão que sentimos por esta pintura alegre, colorida e atemporal. Se depender de nós, o Bauernmalerei perdurará e continuará alegrando nossas casas por muito tempo.

Abraços e até breve.

Sonia Schlee