Olá pessoal,
Saber combinar cores pode ser algo natural para algumas pessoas, mas para a maioria de nós, isto é um desafio.
Quando se trata de cores, podemos definir "harmonia" como um arranjo agradável. A preferência por determinadas cores é algo muito pessoal, mas saber combiná-las é uma habilidade que pode ser adquirida.
Com auxílio de um círculo cromático, podemos montar algumas harmonias já consagradas. São elas:
_ Cores monocromáticas: São tons de uma mesma cor ou matiz, variando do mais claro ao mais escuro, dos intensos aos neutros. Costumamos chamar de "tom sobre tom".
_ Cores análogas: As cores análogas são vizinhas no círculo cromático. Podemos usar de três a cinco cores. Este arranjo também é conhecido como camafeu.
_ Cores complementares: São duas cores opostas no círculo cromático. Uma quente, outra fria.
_ Complementar dividida: É a harmonia formada por uma cor e as vizinhas de sua complementar. A disposição das cores no círculo cromático forma um Y.
_ Tríade: É o conjunto de três cores equidistantes no círculo cromático e juntas formam um triângulo equilátero.
_ Complementar dupla: O ponto inicial desta harmonia é identificar duas cores complementares. A seguir, definimos os tons vizinhos de ambas. A disposição destas cores no círculo cromático forma um X ou um retângulo.
_ Tétrada: É formada por quatro cores equidistantes no círculo cromático. Sua disposição sobre ele, forma um quadrado.
O círculo cromático é um intrumento que pode nos auxiliar na tarefa de combinar cores, mas um verdadeiro artista nunca deixa de lado sua intuição. Vamos usar os dois!
Se quiser assistir ao vídeo com a explicação detalhada de cada uma das harmonias, e ainda colocar em prática as diversas possibilidades, acesse o link abaixo:
"Todas as cores são amigas de suas vizinhas e amantes de suas opostas." Marc Chagall
Abraços.
Sonia Schlee
Nenhum comentário:
Postar um comentário