quinta-feira, 23 de julho de 2020

HARMONIAS DE COR

Olá pessoal,

Saber combinar cores pode ser algo natural para algumas pessoas, mas para a maioria de nós, isto é um desafio.

Quando se trata de cores, podemos definir "harmonia" como um arranjo agradável. A preferência por determinadas cores é algo muito pessoal, mas saber combiná-las é uma habilidade que pode ser adquirida.



Com auxílio de um círculo cromático, podemos montar algumas harmonias já consagradas. São elas:

_ Cores monocromáticas: São tons de uma mesma cor ou matiz, variando do mais claro ao mais escuro,  dos intensos aos neutros. Costumamos chamar de "tom sobre tom".

_ Cores análogas: As cores análogas são vizinhas no círculo cromático. Podemos usar de três a cinco cores. Este arranjo também é conhecido como camafeu.

_ Cores complementares: São duas cores opostas no círculo cromático. Uma quente, outra fria.

_ Complementar dividida: É a harmonia formada por uma cor e as vizinhas de sua complementar. A disposição das cores no círculo cromático forma um Y.

_ Tríade: É o conjunto de três cores equidistantes no círculo cromático e juntas formam um triângulo equilátero.

_ Complementar dupla: O ponto inicial desta harmonia é identificar duas cores complementares. A seguir, definimos os tons vizinhos de ambas. A disposição destas cores no círculo cromático forma um X ou um retângulo.

_ Tétrada: É formada por quatro cores equidistantes no círculo cromático. Sua disposição sobre ele, forma um quadrado.



O círculo cromático é um intrumento que pode nos auxiliar na tarefa de combinar cores, mas um verdadeiro artista nunca deixa de lado sua intuição. Vamos usar os dois!

Se quiser assistir ao vídeo com a explicação detalhada de cada uma das harmonias, e ainda colocar em prática as diversas possibilidades, acesse o link abaixo:



"Todas as cores são amigas de suas vizinhas e amantes de suas opostas."  Marc Chagall

Abraços.
Sonia Schlee

quinta-feira, 9 de julho de 2020

PROPRIEDADES DA COR

Olá,
Você sabia que as cores tem quatro propriedades distintas? São elas: Matiz, Intensidade, Temperatura e Valor.


Matiz ou Cor: É uma das doze famílias do círculo cromático a que pertence cada cor, independente de ela ser clara ou escura, opaca ou intensa. É a cor em si. Por exemplo: vermelho, amarelo, verde, azul-violeta...
Toda cor se encaixa em uma destas doze famílias.


Intensidade: Está relacionado com o grau de pureza de uma cor. Algumas palavras podem ser usadas para explicar a intensidade de uma cor, tais como: brilhante, opaca, pura, viva, intensa, saturada, neutralizada...Quanto mais puras, sem adição de outros pigmentos, mais intensas as cores serão. Uma cor pode ter sua intensidade rebaixada com adição de branco, preto, tons terra, cinzas ou mesmo sua cor complementar. Assim sendo, seja clara ou escura, uma cor pode ser de baixa intensidade.


Temperatura: É sabido que metade do círculo cromático é considerado frio (azuis,verdes e violetas) e, a outra metade, quente (amarelos, laranjas e vermelhos). Na prática, não é exatamente isso que ocorre, pois dependendo das cores que estão ao lado de uma cor, sua temperatura é relativa.

É importante conhecermos este assunto, porque as cores quentes dão a sensação de "aproximar" um objeto do observador, ao passo que as cores frias "afastam" os objetos do observador. Isso fará muita diferença quando pintar uma paisagem ou um Still Life, por exemplo.

As cores opostas no círculo cromático são chamadas complementares. Cada par complementar é formado por uma cor quente e uma fria.


Valor: Duas palavras são usadas para descrever o valor de uma cor : claro e escuro. Valor é o aspecto mais importante numa pintura e, no desenho então, é primordial. É observando os valores que conseguimos criar formas, dar volume e dimensão aos objetos representados. Utilizando contrastes entre claro e escuro, um círculo pode ser visto como esfera, um quadrado, como cubo.

Uma fotografia em preto e branco pode não ser tão excitante quanto uma colorida, mas a ausência de cor não altera a dimensão, a profundidade. Numa pintura, são a luz e a sombra, o claro e o escuro bem colocados, que darão a impressão de volume. Quanto mais valores adicionarmos a uma imagem, mais realista ela será. 

* Foto de Sonia Schlee

Como vimos, são apenas quatro as propriedades da cor, mas são aspectos muito importantes a serem levados em conta se quisermos evoluir na pintura e isso vale tanto para uma pintura realista, quanto um abstrato.

Se quiser assistir o vídeo que fiz sobre o assunto, é só clicar no link abaixo:


Abraços.
Sonia Schlee

domingo, 5 de julho de 2020

LIVROS SOBRE CORES

Olá pessoal,

Quero compartilhar com vocês os livros que tenho sobre teoria das cores. São livros ótimos, que consulto seguidamente, e sempre aprendo algo mais a cada pesquisa. 

Creio que alguns não são mais editados, mas podem ser encontrados em sebos. O último que adquiri, foi através do site https://www.estantevirtual.com.br/

São eles:


Este livro é incrível, considero a "bíblia" sobre teoria das cores. Ganhei de meu marido há muito tempo  e é o responsável por este assunto me cativar e querer aprender cada vez mais. É meu livro preferido!


Este manual super-completo não fala apenas sobre cores mas, neste assunto, o que mais me chama a atenção, é a apresentação bem elaborada dos diversos pigmentos, sua origem e características de cada um. Foi este que adquiri na Estante Virtual, o site que comentei acima, e onde podemos encontrar verdadeiras relíquias.


Tenho estes acima também, cada um com sua maneira de apresentar o assunto. Acho isso ótimo porque, se temos dificuldade de compreender de uma forma, muitas vezes um jeito diferente de abordar o tema faz com que a gente consiga compreender. O fato é que informação nunca é demais. Para muitos, teoria pode parecer algo entediante, mas na verdade faz com que nossa pintura fique cada vez melhor. Vamos continuar estudando? Eu vou!

Abraços.
Sonia Schlee