quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Luminária Natalina - Faça Você Mesmo

Oi pessoal

Mesmo faltando poucos dias para o Natal, ainda é possível fazer uma bela luminária para receber o Papai Noel. Querem ver como é fácil? É só buscar na internet uma bonita imagem de Natal, em silhueta ou vetor, e seguir os seguintes passos:

                            LUMINÁRIA NATALINA


Material necessário:
_ Bloco de vidro;
_ Verniz fosco para artesanato (base de solvente);
_ Sacos plásticos para congelamento;
_ Esponjinhas macias;
_Tintas PVA ou acrílica nas cores Branco, Preto, Violeta, Azul-violeta claro, Azul-violeta médio e Azul-violeta escuro;
_ Papel-manteiga;
_ Papel-toalha;
_Tanquinho para lavar pincéis;
_ Azulejo;
_ Fita crepe;
_ Tesoura;
_ Carbono escuro;
_ Pincéis diversos (redondo macio, liner, chato ou angular e redondo de cerdas duras);
_ Luzinhas de LED (estas aquecem menos);
_ Fita Natalina em tons de azul.



PASSO-A-PASSO:
1_ Levar o bloco de vidro a um vidraceiro e pedir para furar dois cantos de uma face, em diagonal, usando  broca de 10 mm.  As luzes esquentam um pouco e é preciso um furo para o calor sair.

2_ Lavar bem o bloco, inclusive dentro. Você pode colocar sal grosso ou arroz com um pouco de água e sacudir bem. A sujeira vai soltar mais fácil. O bloco de vidro vem com as laterais brancas. Se desejar, esfregue bem com sabão e palha de aço, deixando as bordas transparentes. Enxaguar bem e secar.

3_ Fosquear a face que será pintada (sem os furos) e, se for o caso, as laterais também. Dica: Coloque o azulejo dentro de um saco para congelamento e prenda o excesso do plástico com fita crepe. Assim, quando terminar de trabalhar, é só tirar o plástico e seu azulejo estará limpo, sem necessidade de usar solventes para limpá-lo. Com o auxílio de um cabo de pincel velho ou uma vareta de madeira, mexer bem o verniz fosco, sem agitá-lo muito, caso contrário formarão bolhas.
Colocar um pouco do verniz sobre o azulejo e, com uma esponjinha, aplicar no bloco de vidro, dando batidinhas. Secar.                                                    
  Observação: o componente que deixa o verniz fosco costuma ficar sedimentado no fundo da embalagem e, se este passo for esquecido, o trabalho ficará brilhante. O mesmo acontecerá se for aplicado com pincel e não com esponja.



4_ Proteger as bordas laterais com fita crepe e pintar o fundo com esponja, usando os tons de azul na seguinte ordem: azul-violeta claro, azul-violeta médio, azul-violeta escuro e violeta. Integrar as cores com leves batidas de esponja, deixando o fundo em degradê.



5_ Passar o risco com uma lapiseira de ponta fina e carbono escuro, fixando o desenho em dois pontos com fita crepe, desta forma você poderá levantar o risco para ver se algo foi esquecido.






6_ Pintar todo o desenho com tinta preta (três demãos, intercalando secagem).



7_ Sobre a lua e as estrelas fazer um esfumado com tinta branca, utilizando a técnica do pincel seco. Depois, pintá-las com duas ou três demãos da mesma tinta, intercalando secagem.



8_ Tirar a fita crepe da borda e verificar se precisa limpar algum borrão. Se necessário, lencinhos para bebês são uma ótima solução.

9_ Aplicar novamente o verniz fosco com esponja, não esquecendo de mexer bem o produto. Secar.



10_ Coloque um pedaço de fita natalina ao redor do bloco de vidro, prendendo na parte de baixo com alguns pontinhos.



11_ Insira cuidadosamente as luzinhas de LED no interior do bloco e... está pronta sua luminária de natal.



Se você desejar, pode deixar boa parte da área fosqueada sem tinta, pintando apenas o desenho. Desta forma, a luminosidade será maior e, se tiver habilidade na pintura, pode escolher um desenho mais colorido e elaborado. De uma forma ou outra, garanto que fica lindo e faz um grande sucesso!


Boa Pintura!!!
Abraços.
Sonia Schlee

3 comentários:

  1. Soninha, parabéns, ótima aula!!!!! Resultado lindoooo!!!!
    Bjão
    Neka

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo pap, você é especial além de uma artista perfeita.

    ResponderExcluir