segunda-feira, 29 de julho de 2013

Exposição - Imitação de Azulejos

Olá pessoal

Peças de madeira com pintura simulando cerâmica ou azulejos ficam atraentes e agradam a maioria das pessoas. A inspiração pode vir de lugares inusitados, mas o resultado final é maravilhoso.

Os desenhos desta bandeja da Angela Portner foram encontrados em um site de bordados holandeses. O efeito ficou tão bonito que a bandeja recebeu premiação. 

Aqui mais uma peça de Angela Portner. Desta vez inspirado na pintura em porcelana de Dresden.

A bandeja acima foi pintada por Iracema Pazetto. O desenho, com referências à cerâmica maiólica, recebeu pintura aquarelada com vários tons de azul. É muito gostoso pintar esta técnica.

Por fim, mas não menos importante, um painel simulando azulejos elaborado por Ana Maria Ribeiro. Ele foi feito sob medida para ser utilizado como tampa de lareira e as cores escolhidas harmonizam com o ambiente onde a peça é colocada. A técnica usada na borda é de imitação de madeira de demolição. A combinação ficou linda!

O acabamento comum a todas estas peças é o verniz craquelê transparente, que traz mais veracidade e beleza a elas, além de proteger a pintura.

Incrível as diversas possibilidades que a pintura decorativa nos oferece. Sempre há algo a ser descoberto. Parte da graça está justamente aí, na pesquisa e no momento que novas idéias surgem baseadas no que já existe. 

Vamos em busca de mais alguma idéia? 

Abraços.

Sonia Schlee

Um comentário:

  1. Peças maravilhosas ,lindas ,to com vontade de pintar. Bjs Rubia

    ResponderExcluir