quarta-feira, 21 de março de 2012

Petrykivka

Em uma das viagens que fiz, inesperadamente me vi em frente a uma loja de produtos da Rússia. Era especializada em alimentos, mas o que realmente prendeu minha atenção foi a profusão de objetos pintados expostos na vitrine. Já conhecia o Zhostovo e o Khokhloma, mas havia ali, peças de um estilo diferente, que não conhecia.

É claro que não resisti e entrei, ou melhor, entramos. O maridão está sempre a postos para servir de intérprete quando a conversa é em alemão. Pelo menos é o que esperávamos... A senhora que atendia falava mais russo que outra coisa e foi difícil compreender algo.

Compramos uma garrafa linda e, com esforço, pedimos o nome da técnica usada. Ela pegou um pedaço de papel e escreveu... em russo!!! A idéia era pesquisar, e levei um tempão até conseguir decifrar aquilo.

Agora sei que Petrykivka faz parte da cultura da Ucrânia e teve origem no tempo dos Cossacos. Originalmente era aplicada apenas em paredes, mas hoje é encontrada em objetos diversos. Ela é colorida como o Zhostovo, mas os desenhos lembram o Khokhloma.


Na foto acima, estão a garrafa sobre a qual falei e uma "bomboniére", primeira peça que pintei com a técnica. Tenho certeza que muitas outras virão, porque este estilo alegre e colorido realmente me encantou.

Abraços.

Sonia Schlee  




  

Um comentário:

  1. Nossa!!!! Minha querida, fiquei encantada com sua arte.
    Seu blog esta muito lindo. Seu trabalho é maravilhoso, perfeito. parabens. Deus abençoe você muito e sempre. Bjo.

    ResponderExcluir