segunda-feira, 29 de junho de 2020

COR-LUZ / COR-PIGMENTO

Olá,

Aposto que você já se deparou com imagens semelhantes a estas em livros ou revistas sobre pintura.
Talvez tenha estudado a respeito na escola. Confesso que foi meu caso, mas, na época, não compreendi exatamente o que significava.

*Fonte da imagem acima: Pinterest


Estes dois sistemas de cor estão inseridos na nossa vida e, muitas vezes, não nos damos conta.

O sistema aditivo (RGB) refere-se à luz. O sistema substrativo (CMYK) está relacionado aos pigmentos. O primeiro adiciona luz. O segundo substrai luz. É aí que fica interessante para nós, artistas, pois alteramos as características das superfícies, aplicando pigmentos sobre elas e alterando a forma como respondem à luz.

*A imagem acima é do livro de Israel Pedrosa "Da Cor à Cor Inexistente".


Como é um tema confuso para muitos, sugiro o vídeo que fiz sobre o assunto, onde usei o livro de Israel Pedrosa, "Da cor à Cor Inexistente" para ajudar na explanação. Você vai encontrar o link no final deste texto. Creio que ajudará a compreender melhor estes dois sistemas, a ligação entre eles e onde são usados.

Posso adiantar que é algo muito interessante, pois no nosso trabalho usamos pigmentos, mas a luz é primordial. Está tudo interligado!

Procurei simplificar o assunto ao máximo e acabei não comentando sobre algo que considero relevante. Somos únicos e, nossos olhos, que são o instrumento que dispomos para captar a luz e as cores, são únicos também. Isto quer dizer que o vermelho ou o azul que eu vejo podem não ter a mesma tonalidade que você vê.




Física e Química juntas, a serviço da arte! Ah, se eu tivesse compreendido isto no tempo da escola, as aulas teriam sido mais interessantes.

Nunca é tarde! Vamos lá? Dá uma olhada no vídeo, no link abaixo, e depois me conta o que achou.



Abraços.
Sonia Schlee


sexta-feira, 19 de junho de 2020

CÍRCULO CROMÁTICO

Olá,

Que tal pintar seu próprio Círculo Cromático? É uma ferramenta imprescindível não só para um artista, mas também para quem trabalha com decoração, moda, publicidade, artesanato...


Este é um assunto complexo, verdadeira ciência, e dá para falar horas a respeito. Penso que o melhor é dividí-lo em pequenas porções. Assim ficará mais fácil assimilar.

Já se deu conta que o círculo cromático tem sua base nas cores do arco-íris? Isso mesmo. As cores só existem porque há luz. Sem luz, não vemos cores. 

O estudo da luz e das cores é muito antigo. Aristóteles, 300 a. C., já acreditava que as cores eram próprias dos objetos.

Leonardo da Vinci (1452-1519) se opôs a esta idéia e afirmou que as cores eram próprias da luz.

Isaac Newton (1642-1777) descobriu as propriedades da luz, percebendo que ao passar por um prisma, ela se decompõe e produz o espectro de luz, cujas cores são vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A partir disso, criou o primeiro círculo cromático.


Se pegarmos o espectro de cores do arco-íris e formarmos um círculo, teremos o círculo cromático.



J.W. Goethe (1749-1832) descobriu que a forma como percebemos as cores está no cérebro. Albert Munsell (1858-1918) descreveu as cores numericamente, o que serve de base para vários sistemas atuais. Mas estes são assuntos para depois.

Existem dois sistemas de cor: o Aditivo, que se refere à cor-luz (adiciona Luz), e o Substrativo (substrai luz), que se refere à cor-pigmento.
Vou explicar melhor a respeito mais adiante. Só mencionei agora porque vamos trabalhar com pigmentos e, portanto, é o sistema Substrativo que vamos usar.

No sistema Substrativo temos três cores primárias, que não podem ser obtidas com a mistura de outras cores. São elas: Vermelho, Amarelo e Azul. Em alguns sistemas encontramos o Magenta no lugar do Vermelho.

As cores secundárias, que são Laranja, Violeta e Verde, são obtidas da mistura de duas cores primárias.

As cores terciárias ou intermediárias*, são obtidas ao mesclar uma cor primária com uma secundária. Neste caso teremos: Vermelho-alaranjado, Amarelo-alaranjado, Amarelo-esverdeado, Azul-esverdeado, Azul-violeta e Vermelho-violeta.

Note que o primeiro nome é sempre uma cor primária e, o segundo, uma secundária. Por exemplo, não dizemos verde-amarelado, mas amarelo-esverdeado.

*Há controvérsias, veremos sobre isto depois.

Vamos parar com a teoria e colocar os pincéis em ação? No link, ali no final da postagem, tem um vídeo com dicas sobre círculo cromático. Com a prática o assunto vai se tornando mais fácil de assimilar.

Coloco a seguir dois modelos de Círculo Cromático. Fique à vontade para usá-los. O importante é praticar as misturas, lembrando que é possível utilizar aquarela, acrílico, óleo, ou a tinta que desejar, mas é bom fazer um teste antes pra ver se a mistura vai dar certo, devido aos pigmentos utilizados nelas.

Para fazer o círculo cromático do vídeo, usei as seguintes aquarelas: Amarelo Cádmio Pálido (119) e Alizarin Crimson (003), da Cotman, e Azul Cobalto (Ultramar) (512), da Van Gogh.



Aqui está o link para o vídeo que comentei. Se gostar de conteúdos relacionados com pintura, inscreva-se no canal e ative o sininho. Assim, você saberá em primeira mão quando tiver alguma novidade por lá.



Vamos tentar? É diversão garantida.

Abraços.
Sonia Schlee

sábado, 13 de junho de 2020

Canal YouTube - Atelier Malerhaus

Olá, tudo bem ?

Espero que estejam todos bem nestes dias de isolamento social necessário.

Apesar de ser obrigada a manter o atelier fechado e as aulas suspensas por tempo indeterminado, estou procurando outras maneiras de oferecer algum conteúdo para minhas alunas.

Com tal objetivo, coloquei em prática um projeto que tinha há um bom tempo, mas não sabia como começar: um canal no YouTube,  Atelier Malerhaus.

Tem sido realmente um desafio, pois nunca imaginei que teria tanto a aprender sobre filmagem, edição de vídeos, roteiros, iluminação e mais uma série de detalhes.

Confesso que passei a admirar muito mais quem trabalha nesta área.

De qualquer forma, creio que estou aprendendo um pouquinho a cada dia. Espero produzir conteúdo relevante para quem pinta e ama arte como eu.

Para começar, fiz uma série de cinco vídeos sobre pincéis, nosso principal instrumento de trabalho.







Para que eu consiga aprimorar e trazer vídeos cada vez melhores, conto com sugestões de vocês.
   
Espero que gostem!

Abraços. Fiquem bem!

Sonia Schlee