Depois de um período de férias, retornamos às nossas aulas, mas com uma infinidade de planos a serem colocados em prática. É sempre produtivo viajar, ver coisas diferentes. As idéias surgem sem pedir licença.
Enquanto isso, seguiremos apreciando as peças de nossa última exposição. Ainda tem muitas peças bonitas para mostrar. Chegou a vez do Rosemaling, pintura proveniente da Noruega, e do Penn Dutch, técnica utilizada pelos imigrantes alemães e holandeses que se instalaram na Pensilvânia, nos Estados Unidos.
A caixa para escritório acima e a pá abaixo foram pintadas por Doris Neves. O Rosemaling tem diversos estilos, que levam o nome da região da Noruega onde surgiram. O estilo utilizado nestas peças é o Telemark.
A delicada bandeja com fundo verde escuro, também em estilo Telemark, tem como diferencial a técnica utilizada, mais contemporânea, que remete à pintura rendada. Foi pintada por Gaysita Schaan.
O tarrinho com Penn Dutch foi pintado por Lourdes Stumpf. Na Pensilvânia, esta técnica normalmente é aplicada em peças de metal, por este motivo também é chamada de Tole Painting. Seja como for, foi a técnica perfeita para uma peça garimpada em antiquário. Um charme!!!
Estas peças são uma pequena amostra. O Rosemaling tem uma variedade de estilos, vale a pena pesquisar e conhecer um pouco mais sobre eles. Todos são lindos e com características próprias.
O Penn Dutch, menos conhecido por aqui, realmente valoriza as peças onde é aplicado, em especial as peças de metal. Estudar é preciso, não é mesmo?
Abraços.
Sonia Schlee