segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Luminária de Natal

Adoro aproveitar objetos que muitas vezes estão jogados em algum canto. Quando vi numa revista esta idéia para luminária,  não sosseguei até fazer uma. 



A idéia é aproveitar um bloco de vidro, destes que são colocados nas paredes das casas para clarear os ambientes. Como estes blocos são ocos, é só fazer um furo de um lado, grande o suficiente para passar por ali lâmpadas de Natal e, na outra face, fosquear e pintar algo bem bonito.

Para fazer o furo sugiro que levem a peça a um vidraceiro, porque furar vidro tem seus segredos. Para começar, é necessária uma broca especial, além de ter que trabalhar sob água corrente, assim tanto o vidro quanto a broca não esquentam. Portanto, é preciso fazer o furo antes de pintar para não estragar a pintura.

E para quem gosta de trabalhar com tecidos, dá uma olhada nos biscoitos. Ganhei eles da Lia Klein e são feitos de feltro. O merengue é tinta puff sem "estufar" com miçangas por cima. Engana bem, não é mesmo? Já proporcionaram momentos bem engraçados no atelier.

Quem fez a bola forrada com tecido foi a Blanca Martelli. Deve ter dado um trabalhão, mas o resultado é lindo. São pedaços de tecido dobrados, presos em uma bola de isopor com alfinetes.

Olhando estas peças fico pensando que é só usar o que temos à disposição e um pouco de criatividade que as coisas acontecem. Que tal por mãos à obra? 

Abraços e até breve.

Sonia Schlee


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Noel está chegando...

Sei que é só impressão, mas não parece que o tempo está passando mais rápido?! Por incrível que pareça, o Natal está logo aí e já é tempo de enfeitar a casa e pensar nos presentes que queremos dar.

Já há algum tempo, pintei um prato de madeira com Papai Noel que adoro. O projeto original  é da artista Margot Clark, que o usou na porta de um armarinho. Como esse tipo de desenho é usado para decorar a casa apenas na época de Natal, preferi pintá-lo num prato, assim, logo que passa o Natal fica fácil guardá-lo. Na foto que mostro a seguir, tem também uma bola de madeira torneada decorada com arabescos. Esta peça pode ser usada durante o ano todo na decoração da casa, pois é delicada e discreta.


E uma ótima sugestão para presentear os amigos no final de ano são biscoitos de mel. A Malu Spier me passou uma receita que já fiz e é uma delícia. Agora passo pra vocês:

    Biscoitos de Mel
_ 400 gramas de mel
_ 300 gramas de açúcar
_ 250 gramas de manteiga

   Ferver e deixar amornar. Então misturar com:

_ 1 kg de farinha de trigo
_ 4 ovos
_ 1/2 colher de sopa de canela moída
_ 1/2 colher de sopa de cravo moído
_ 1/2 copo de leite
_ 1/2 colher de sopa de salamoníaco
_ 1/2 colher de sopa de bicarbonato
_ 1 colher de sopa de chocolate em pó

   Amassar bem, espichar com rolo, cortar e assar.

   Fica lindo decorar com açúcar de confeiteiro diluído com um pouco de água e tingido com corante. Uma tentação!!!

Uma novidade a partir de hoje é a possibilidade de seguir o Blog por e-mail. É só se cadastrar e, sempre que for colocado algo novo aqui, vocês recebem um aviso e ficam sabendo rapidinho que tem nova postagem. Depois de colocar seu e-mail no link que aparece no blog, digitar a palavra que for pedida e enviar. Você receberá um e-mail pedindo para confirmar sua solicitação. Clique no link que aparece neste e-mail e pronto. Não é uma boa idéia? 

Abraços e até breve. 

Sonia Schlee



domingo, 6 de novembro de 2011

Pintura Veludo

Olá pessoal,
Esta semana quero mostrar a vocês uma técnica super fácil de executar e de efeito muito bonito. Chamamos de pintura aveludada ou pintura veludo. Isto porque realmente simula o efeito suave do tecido.

Para conseguir isso, é preciso pintar a base da peça com rolinho de espuma deixando um pouco de textura. Depois é só pintar os desenhos escolhidos com pincel seco. 

Baú pintado por Helena Haas

Porta-jóias de Sandra Osório

Caixa de chá minha

Não é lindo?! Mas quero contar também que a partir de agora teremos mais assuntos no blog. A idéia já existia, mas só agora resolvi colocá-la em prática.

É o seguinte: Como somos cerca de trinta mulheres convivendo semanalmente no atelier, vocês podem imaginar que não é só sobre pintura que conversamos. Entre outras coisas, culinária, sugestões de livros e filmes são uma constante e, com o apoio das meninas do atelier, resolvi compartilhar estas dicas com quem acompanha o blog também.

Então, aqui vai a primeira receita. Quem nos passou foi a Cristina Bertoluci.

Cogumelos Paris com Requeijão e Sopa de Cebola

Ingredientes:
 _ 8 cogumelos Paris grandes
 _ 1 copo de requeijão
 _ 1 pacote de sopa de cebola
 _ Vinho branco (opcional)

Modo de preparo:
Não lave os cogumelos, apenas limpe-os com um papel-toalha. Com o auxílio de uma faca, tire os cabinhos com cuidado para não furar os cogumelos. Pique os cabos em cubinhos e reserve.
Misture o copo de requeijão, o pacote de sopa de cebola e os cabinhos picados. Se quiser pode colocar um pouco de vinho branco.
Numa assadeira ou pirex, disponha os cogumelos com o lado côncavo para cima e recheie com a mistura recém- preparada.
Leve ao forno médio, deixe por 20 min., tire do forno por uns 10 min., e deixe mais 20 min.
Sirva com arroz branco e salada verde.

Essa até eu sou capaz de fazer!!! Todos que me conhecem sabem que sou um caos na cozinha...

Quem quiser dar sua dica, está convidado. Coisas boas devem ser compartilhadas.

Abraços

Sonia Schlee