domingo, 31 de julho de 2011

Rosemaling

Nos últimos dias a Noruega está nos noticiários, infelizmente por tristes razões. Mas este país tem uma cultura rica, inclusive na pintura decorativa.

O Rosemaling apareceu primeiro nas igrejas medievais e, gradualmente, foi difundido em todas as áreas rurais do sul da Noruega. Até então, as casas eram aquecidas com fogo aceso no centro da casa e um buraco no topo do telhado para a fumaça sair, o que resultava num ambiente escuro e encardido. A partir do momento que passaram a usar lareira com chaminé nas laterais das casas, estas passaram a ser muito mais limpas e claras. Estavam prontas as condições para o surgimento da decoração.

Como na Noruega os invernos são longos e rigorosos, a dedicação das pessoas à pintura era grande. Paredes, tetos, móveis e objetos, tudo podia ser pintado, e assim os ambientes se tornavam muito mais alegres e aconchegantes.

Naquela época as áreas eram remotas e as viagens raras e esta é uma das principais razões porque cada região tem um estilo diferente. Os mais conhecidos são: Rogaland, Hallingdal, Telemark, Valdres e Gudbrandsdal. Na verdade existem mais de cem estilos diferentes e cada um recebe o nome do condado correspondente.




Peças pintadas no estilo Telemark

Se quiser saber mais um pouquinho sobre esta pintura, já sabe, é só dar uma olhada no site www.malerhaus.com.br, certo?

Abraços

Sonia Schlee


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pintura Floral Francesa 2

Como prometi, hoje vou mostrar a peça com pintura floral francesa que vai ser ensinada em workshop no mês de agosto.

Antes, quero compartilhar um pouquinho da paisagem magnífica que tive o privilégio de ver no último final de semana: O Itaimbezinho em Cambará do Sul, aqui na Serra Gaúcha. A vista é de tirar o fôlego e faz com que a gente se dê conta do quanto somos pequenos. A região é conhecida como Aparados da Serra e, além deste, há o Cânion Fortaleza, que conheci há alguns anos atrás. Os dois são lindos, apesar de serem bem diferentes. Se tiverem a oportunidade, não deixem de ver.




Muito bem, vamos colocar o queixo de volta no lugar, e falar sobre pintura. Como já havia comentado, no mês de julho duas turmas fizeram oficina de pintura floral francesa. Fiquei super feliz com a receptividade e, principalmente, com o desempenho das alunas. Os trabalhos ficaram lindos.

Em agosto tenho agendadas mais duas turmas para ensinar este estilo de pintura. Desta vez a peça a ser executada é uma caixa, que mostro a seguir. Aprendi esta técnica com David Jansen, um dos mestres da pintura decorativa americana. Na ocasião o projeto executado foi de uma caixa com Floral Italiano. O modo de pintar é o mesmo, o que difere são as características de cada uma.



Não esqueça, se quiser saber mais sobre esta pintura, acesse o site www.malerhaus.com.br , clique no link "Técnicas"e, a seguir, sobre "Floral Francês".

Abraços

Sonia Schlee

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Bauernmalerei

O Bauernmalerei, pintura colonial alemã, foi o primeiro estilo de pintura que aprendi e confesso que sou apaixonada por esta técnica até hoje. É uma pintura simples, colorida e que valoriza toda peça em que é aplicada.


Normalmente pintamos o Bauer em peças de madeira e metal, como pratos, bandejas, caixinhas, baús, relógios. Mas se tivermos a sorte de conseguir peças rústicas, que nos remetam à vida no campo, melhor ainda, pois foi nesse meio que ela surgiu.




A história do Bauernmalerei nos cativa, pois mostra o esforço de um povo em recontruir suas vidas depois de uma época de guerra.

Acesse www.malerhaus.com.br e, no link "Técnicas", clique sobre "Bauernmalerei". Lá você encontrará um pouco da história desta pintura, tenho certeza que também vai se encantar.

Abraços

Sonia Schlee

domingo, 10 de julho de 2011

Pedras Pintadas

Quem disse que não encontramos na natureza objetos que podem ser pintados? Muita coisa pode ser aproveitada e virar peça de decoração, basta manter os olhos bem atentos.

A foto abaixo é de um pequeno lago que temos no jardim de casa e que, para mim, é uma tentação. Não é fácil manter minhas mãos longe dele, já conto o porque.

Antes quero chamar atenção para a geada branquinha que dá para ver através das árvores, lá no fundo, no pátio vizinho. Fiz esta fotografia na semana que passou, quando as temperaturas aqui no sul ficaram negativas.
Ufa!!! Ainda bem que passou, mas tudo indica que vem mais frio por aí.


Bem, se você prestou atenção no título, já sabe que a tentação a que me refiro são as pedras. Dá para pintar muita coisa legal nelas e depois usá-las como peso de papel, para segurar portas ou como peça decorativa.

Normalmente é o formato da pedra que nos dá a direção a tomar, que nos diz o que pode ser pintado nela.

Abaixo, usei como referência meu gato Hugo para pintar o gatinho dorminhoco e, depois, duas pedrinhas de rio com borboletas que podem ser usadas como peso de papel.



Provavelmente quando criança você já brincou de imaginar que forma as nuvens no céu tinham. Que tal agora  imaginar formas para as pedras? E com a vantagem de ser algo palpável e duradouro.

Abraços

Sonia Schlee



  

domingo, 3 de julho de 2011

Textura em Vidro

Como vocês já devem ter notado, uma das coisas que gostamos de fazer no atelier é reciclar objetos que muitas vezes acabariam na lixeira. Peças de vidro também podem ser reaproveitadas.

Garrafas de licor, potinhos, garrafinhas de azeite de oliva e o que mais surgir, podem ser transformadas. Uma das técnicas que usamos é a textura com massa acrílica.

 A primeira coisa a ser feita é fosquear o vidro, seja com ácido próprio para esse fim, seja com jato de areia. Depois disso, aplicamos a massa aos poucos com um saquinho (como se fosse um saco de confeiteiro), e modelamos com ajuda de um pincel redondo. Depois da massa secar, podemos colorir e adicionar detalhes.

Dêem uma olhada como fica lindo !!!



A peça com uvas abaixo é da Josi Carniel.  Para fazê-las foi necessário deixar a massa mais cremosa.


As meninas do atelier já aprontaram muitas peças bonitas com esta técnica, mas ainda não tive oportunidade de fotografá-las. Assim que for possível, mostro a vocês.

Abraços

Sonia Schlee