segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pintura Floral Francesa

Na pintura, tudo que vemos pode servir de inspiração. A pintura floral francesa, por exemplo, surgiu em função das tapeçarias da cidade francesa de Aubusson.  É uma pintura linda, cheia de arabescos e flores, é claro.

No site do atelier, no link "Técnicas", tem um texto que conta um pouco sobre esta pintura. O endereço é: www.malerhaus.com.br

No mês de julho vou dar oficinas desta técnica. Em três dias as vagas esgotaram, então, já estou programando mais duas para agosto. Assim que estiver com a peça das aulas de agosto pronta, mostro para vocês.

Por enquanto, coloco aqui fotografias da porta de um armário que tenho no atelier e da peça que será ensinada no mês de julho.



Esta peça pode ser usada como porta-cartas ou para colocar controle-remotos. Para isso basta por duas divisórias na parte interna. Uso o meu com esta finalidade. 

Abraços

Sonia Schlee

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Hora do Chá

Quem não gosta de tomar um chazinho de vez em quando? E se for com peças bonitas parece que fica mais gostoso ainda, não é mesmo?
Olha só que peça interessante essa aqui, e a história dela também...

Troquei a luminária de um banheiro, um plafon,  por que estava com a parte metálica toda enferrujada, e sobrou o vidro intacto. Fiquei com pena de colocar no lixo e pensei em aproveitá-lo para alguma coisa e aí está... uma peça para colocar biscoitos ou frutas e apoio para um bule de chá. Me inspirei em um objeto que via na casa de minha avó e, provavelmente quem mora aqui no Sul já tenha visto também, que é uma peça com um buraco para colocar a cuia do chimarrão e apoiar a chaleira na lateral.

Reconheço que junto um bocado de cacarecos, sempre pensando em reaproveitá-los, e creio que vale a pena, pois é uma delícia criar coisas novas a partir de objetos que seriam descartados.
Como diz a letra de uma canção infantil... Use a imaginação!!!



Ah!! E se você gostou da toalhinha de renda Richelieu, vou contar um segredo: Fiz com tecido de algodão para lençol e tinta puff branca, depois recortei e "vazei" com tesourinha para bordado. Engana bem, não engana?!

Abraços

Sonia Schlee

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Olê, Mulher Rendeira...

Hoje vou mostrar mais algumas peças com pintura rendada. Estas são da Helena Haas.  Brincamos que ela se transformou numa mulher rendeira, pois está especialista nesta técnica.
Os riscos usados são para bordado Richelieu, que ficam perfeitos neste tipo de trabalho.



Ela optou por usar uma cor escura como base, assim o contraste é maior mas, como já falei na outra postagem sobre esta técnica, se você preferir uma cor mais clara, garanto que fica lindo também.
Então, vamos em busca dos riscos de bordado esquecidos em algum canto, e vamos aproveitá-los, que tal?!
Se você quiser adquirir revistas com este tipo de trabalho, acesse o site da artista Arlene Linton. O trabalho dela é maravilhoso, vale a pena dar uma olhada.

Abraços

Sonia Schlee

domingo, 5 de junho de 2011

Certificação Americana

Procuro participar de programas de certificação porque acredito que esta é uma maneira de aprimorar  conhecimentos e técnicas. Como o grau de exigência é grande, o único modo de alcançar este objetivo é estudando muito.

A certificação da Sociedade de Pintura Decorativa Americana (SDP) tem dois níveis: o CDA ( Certified Decorative Artist) e o MDA (Master Decorative Artist). Para conseguir o CDA, basta passar em uma categoria (Still Life ou Stroke). Depois de conquistada esta etapa, é necessário passar em três categorias (Still Life, Stroke e Floral) para receber o MDA.

Em 2009 obtive meu CDA na categoria Stroke e, este ano enviei o trabalho da categoria MDA Still Life para ser avaliado. Não passei, apenas duas japonesas conseguiram este feito, aliás, o trabalho das japonesas é de qualidade excepcional, e com certeza aumenta o nível de exigência. De qualquer forma estou feliz, pois só eu sei o quanto aprendi no último ano em função deste trabalho.


Gosto de fotografar o trabalho em cores e em preto e branco, assim é possível avaliar melhor se consegui dar profundidade à cena retratada.



Vou continuar estudando e tentando, quem sabe um dia eu chego lá. Lembro sempre da frase que diz:
" O covarde nunca tenta, o fracassado nunca termina e o vencedor nunca desiste."
Bem, devo dizer que não consegui... Ainda !!!

Abraços

Sonia Schlee, CDA

Obs. Se quiser saber mais sobre este assunto, acesse www.malerhaus.com.br e clique em "Certificação".