segunda-feira, 30 de maio de 2011

Azul e Branco

Já notei que trabalhos feitos usando apenas azul e branco agradam a muitas pessoas. Acredito que uma peça com essas cores fica elegante, neutra e se encaixa muito bem em qualquer lugar.

Normalmente nos inspiramos em peças de porcelana, cerâmica Maiólica e tecidos com a estampa francesa "toile de jouy".






Aqui duas peças pintadas em azul e branco. A primeira mais rústica, pois o entorno onde foram aplicados pequenos "azulejos" é de imitação de madeira de demolição. A segunda, mais clássica, foi inspirada na porcelana holandesa de Delft.


Esta peça foi pintada com um desenho de Rosemaling, pintura folclórica norueguesa, no estilo Telemark.

Isso não significa que devemos nos restringir apenas ao azul e branco, pois os mesmos desenhos ficam lindos se pintados em outras cores também, como rosa e branco ou preto e branco, um clássico.  Depende do gosto de cada um e do lugar onde pretendemos colocar a peça.

Abraços

Sonia Schlee



domingo, 22 de maio de 2011

Uma Janela Fora do Comum

O projeto desta semana é bem original, pois é mais uma peça que parece uma coisa mas é outra.

À primeira vista lembra uma janela, mas na verdade é uma mesa para churrasco.

Precisava muito de uma mesa na garagem para o churrasco de domingo e, também, para meus filhos poderem receber os amigos, além de baús para guardar a ração dos bichinhos de estimação, jornais, espetos e todo tipo de apetrechos que precisamos de vez em quando.

Não queria nada que ficasse com o visual muito pesado, como normalmente acontece com este tipo de mesa. A solução que encontrei foi simular uma janela. 


A "janela" e os baús são de MDF com técnica imitando madeira de demolição. A moldura que envolve uma paisagem delicada e onde coloquei um gatinho deitado, na verdade é o pé da mesa, e a peça de ferro com arabescos presa na parede mantém o tampo erguido. As mãos francesas que seguram a floreira de vime ajudam a sustentar o tampo quando aberto.


Os baús também servem como bancos. Para facilitar a colocação no lugar desejado, foram feitas pequenas aberturas nas laterais, assim fica fácil puxá-los para lá e para cá.

Na frente dos baús e no tampo da mesa pintei alguns azulejos de mentirinha, assim o visual ficou mais leve, quebrando o escuro da madeira.

O que você acha, não é uma boa idéia? Boas idéias podem servir de inspiração, quem sabe aparecem outras janelas como essa por aí... 

Abraços
Sonia








sábado, 14 de maio de 2011

Fogão à Lenha

Sei que ainda estamos no outono, mas o friozinho já deu o ar da graça por aqui. Já é tempo de usar a lareira e, quem tiver o privilégio de ter, um fogão à lenha.
No atelier temos um muito especial, mas ele aquece o ambiente de forma diferente, porque são as situações engraçadas que ele provoca é que nos dão calor.


Acredite, na verdade é um baú. Esta peça está presente no atelier desde o início, só que não tinha charme algum. Há pouco tempo resolvi montar um ambiente aconchegante na parte da frente do atelier e o danado não se encaixava. A solução encontrada foi transformá-lo num charmoso fogão à lenha.

Várias pessoas já perguntaram o preço do dito cujo, o marido de uma aluna foi comer os pinhões "sapecados" que coloquei em cima, o filhinho de outra colocou o dedo na chapa com o maior cuidado pensando que poderia estar quente e, na semana passada, quando abri a tampa para pegar um balde, as pessoas que estavam passando falaram: _ Olha!!! Ela está desmontando o fogão!!!
Só espero não receber a visita dos bombeiros para vistoriar se a instalação está bem feita. A surpresa deles seria grande...

Abraços calorosos
Sonia Schlee

sábado, 7 de maio de 2011

Dia das Mães

Daqui a pouco é Dia das Mães e, para homenagear as mamães só consigo pensar em... flores e mais flores!
Coloco duas fotos para ilustrar isso. A primeira é de algumas peças lindas pintadas por Lia Klein, que usou a pintura aquarelada para executá-las.


A segunda foto também tem peças pintadas com rosas, e nada melhor do que rosas para demonstrar nosso amor. Portanto, mamães, dedico estas rosas a vocês.



                                                         Detalhe do tampo da mesinha.

Vou compartilhar com vocês uma frase que gosto muito e resume tudo:

"Os dois maiores presentes que podemos dar a nossos filhos são: Raízes e asas."

Feliz Dia das Mães!!!

Abraços e... Mãe, te adoro!!!

Sonia







domingo, 1 de maio de 2011

Brushstroke

A artista canadense Maureen McNaughton desenvolveu uma técnica de pintura chamada  Brushstroke cuja tradução seria "golpe de pincel". Na verdade é isso mesmo, cada elemento da pintura é feito com uma pincelada carregada com duas cores de tinta e, posteriormente, realçado com pinceladas feitas com pincel filete (liner).
O efeito final é lindo e agrada a "gregos e troianos". Sem falar que é uma delícia de fazer.
Aqui vão algumas fotos:
Esta caixa foi pintada por Ana Maria Ribeiro e ficou muito elegante. Pena que na foto não aparece, mas na lateral foi feito um craquelê onde a base é feita com as várias cores usadas no desenho da tampa e, na demão seguinte ao craquelê foi usada a cor da caixa, neste caso, um azul super escuro. Repare que o filete da tampa também foi feito usando vários tons.


Não é uma graça esta bolsinha de madeira? O desenho foi adaptado de um projeto de Maureen McNaughton e pintada por mim.

Aqui temos várias peças nesta técnica, pintadas pelas meninas do atelier (Eunice, Blanca, Edith e Lourdes), sendo que a bandeja do fundo foi pintada em Zhostovo pela Eneida, mas aí já é outro assunto e fica para uma próxima...

Abraços
Sonia Schlee