quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Exposição - Pintura Rendada

Olá pessoal

Vamos ver mais uma técnica apresentada em nossa exposição: Pintura Rendada. Esta técnica é fácil de executar, requer apenas um pouco de prática com o uso do pincel liner.

A maravilhosa mesa abaixo foi pintada por Lia Klein. Como podem ver, se executada sobre fundo escuro, a renda chama bastante atenção e pode enganar um observador desavisado do fato de ser pintura, o que é sempre divertido! 



O conjunto de pratos a seguir foi pintado por Iracema Pazetto, que teve seu trabalho reconhecido e recebeu uma medalha por ele. Deve ter sido difícil aos jurados escolher um deles, pois são todos lindos, não acham?

                           





A bandeja a seguir também é de Iracema. Boa parte dos desenhos aplicados nas peças são de uma artista incrível chamada Arlene Linton, especialista nesta técnica, mas o risco aplicado nesta bandeja é de um molde para bordado, daqueles do tempo da vovó. 



A encantadora peça que podem ver a foto abaixo é de Maria de Lourdes Gil, que aplicou a técnica numa peça antiga e a deixou bem delicada. É possível usar fundo claro e, neste caso, a renda foi pintada usando cor e arrematada com bolinhas douradas. Lindo!!! Ah! O "delicioso" bolo foi feito por Regina Opptiz, que além de pintar muito bem, costura maravilhas como esta. 



A bandeja seguinte é de Terezinha Catucci, carinhosamente chamada de Zinha. Aqui foi usado um risco para Richelieu. Depois de pintada a base plana do "tecido", aplicamos um TNT embebido com tinta diluída para dar textura. Ficou lindo, não acham?


Por fim, mas igualmente bela, a caixa executada por Doris Neves. A base recebeu uma cor média, que deixa o trabalho mais sutil. Mais uma vez o trabalho de Arlene Linton serviu de inspiração.


Esta técnica nos dá muitas possibilidades. Basta usar um desenho bonito, um pouco de tinta e um pincel de boa ponta. O resto, você já sabe...

Abraços.
Sonia Schlee


2 comentários:

  1. Lindos trabalhos!!!! gostaria de saber como se faz!!!

    ResponderExcluir
  2. Vi seus trabalhos e gostei muito. Gostaria de saber se vc ensina como executa-los.
    Atenciosamente

    ResponderExcluir