segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bebês à Bordo

 A cegonha anda fazendo a festa por aqui. Ultimamente as vovós, titias e mamães tem se multiplicado no atelier.
Uma idéia bacana para dar de presente é um álbum com a capa de MDF pintada. Dentro colocamos saquinhos plásticos que servirão para guardar as fotos das ecografias, o teste do pezinho, a certidão de nascimento, os diplomas da escolinha, e por aí vai...
Desenhos para pintar é que não faltam. Fica lindo com ursinhos, bonecas, bichinhos ou até mesmo de acordo com a decoração do quarto.
Pintei um para a Antonella e outro para o Rafael, meus sobrinhos, que por sinal são umas fofuras. Aqui estão algumas fotos:

O álbum da Antonella foi inspirado no trabalho da artista Simone Lhen, que elaborou uma apostila maravilhosa, muito bem explicada e ensina a pintar rostos. É um trabalho mais estilizado, onde as características que remetem à minha "modelo" são o cabelinho e os olhos azuis.

Para pintar o álbum do Rafinha, usei como base uma foto dele, o que sempre é um risco, porque qualquer sombra ou luz fora do lugar pode descaracterizar a pessoa retratada. Mesmo assim, creio que é um presente lindo, útil e personalizado pois, em tempos de produtos "made in China", isso tem um grande valor.

Você gostou da idéia? Lembre-se: Outros motivos infantis também ficam uma graça. É só usar a imaginação.

Abraços
Sonia Schlee  


terça-feira, 19 de abril de 2011

Páscoa

A Páscoa já está aí e, como é o costume, pintamos ovos para dar de presente ou enfeitar a casa. Mas não precisamos guardá-los depois desta data tão especial. Ovos pintados podem fazer parte da decoração o ano inteiro.

Este com o gatinho foi pintado com a técnica russa chamada "khokhloma" e tem um significado muito especial para mim. Era de minha avó, que o usava para remendar meias. Como ela adorava gatos, resolvi pintar um no ovo, que é de madeira maciça, por sorte encontrei este projeto que era exatamente como tinha imaginado.

Um outro que adoro e faz parte de um conjunto para chá é este, pintado com papoulas em outra técnica russa, o "Zhostovo". Fica sempre na cozinha e é usado para guardar sachês de adoçante.



Como nesta data não podem faltar coelhos, aqui vai um pintado numa caixa de lâmina de madeira em forma de coração, apenas virei a caixa para ajustar o desenho ao formato dela.


                                                  Desejo a todos uma FELIZ PÁSCOA !!!

                                                                      Sonia Schlee

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pintura Rendada

Esta técnica  delicada, apesar de parecer difícil, requer apenas um bom pincel liner e paciência. Claro que uma mão firme também ajuda, mas com um pouco de prática, tenho certeza que todas conseguirão fazer.
Nossas primeiras pinturas imitando renda  foram baseadas no trabalho da artista americana Arlene Linton,mas hoje buscamos inspiração em livros e revistas de crochê, bordados e até mesmo em motivos para cartões de papel vegetal.

Nas duas fotos a seguir, alguns dos primeiros trabalhos que fiz com imitação de renda:



A seguir, uma bandeja pintada por Gaysita Schaan, que deve estar muito orgulhosa de seu trabalho, pois pintou a peça sem minha ajuda e ficou realmente linda. O desenho foi inspirado num projeto de Arlene Linton.


E aqui, um prato executado por Iracema Pazetto. Como podem ver, fica lindo tanto em fundo claro como escuro.


Quem sabe depois de conhecer esta técnica você irá olhar de outra forma os bordados da vovó, heim?

Abraços
Sonia Schlee

sábado, 2 de abril de 2011

Outono

O outono chegou e as folhas começam a mudar de cor. Sempre fico encantada com os diversos tons de vermelho e amarelo que tomam conta da cidade. Pena que durem tão pouco...

Podemos registrar esta época do ano com pintura. Há algum tempo atrás fiz estas duas caixas de lâmina usando a técnica do falso mosaico.


Outra peça feita com o falso mosaico é esta mesinha:



As três peças foram realizadas com técnicas diferentes, porém todas ficaram muito bonitas.

Falando em outono, a Páscoa está próxima, e isso lembra ovos. Se você observar bem o "cactus" em cima da mesinha, verá que se trata de um ovo de avestruz pintado. Não é uma boa idéia?!

Abraços
Sonia Schlee